1ª Reunião do Grupo de Trabalho Hortas Urbanas

DSC_4623

O Coletivo A Cidade Que Queremos realizou no dia 20 de agosto de 2016 a primeira reunião do Grupo de Trabalho Hortas Urbanas. Participaram da reunião: Leonardo Melgarejo (AGAPAN), Lucimar F. Siqueira (A Cidade Que Queremos/AGB Porto Alegre), Mônica Meira, Márcio Eduardo de Brito (A Cidade Que Queremos), Zé da Terreira (Casa do Artista Riograndense), Daniela Lemos (Preserva Belém Novo), Felipe Farias (Preserva Belém Novo), Roberto Abreu (ONG Alice/Agapan) e Jaime Rodrigues.

O Grupo de Trabalho é resultado das discussões ocorridas durante a realização das Rodas de Conversa preparatórias à 1ª Conferência Popular da Cidade de Porto Alegre. A demanda por hortas urbanas surgiu no contexto de discussões sobre a utilização de vazios urbanos e sobre a necessidade de espaços que fossem tanto pedagógicos quanto pudessem ser aproveitados para produção de fitoterápicos.

As ervas medicinais se constituem num componente importante discutido no país no âmbito da Medicina Integrativa e Práticas Integrativas e Complementares (PIC) em Saúde no SUS.  A política foi criada em 2006 pelo Ministério da Saúde, e a lei das PICs em Porto Alegre foi regulamentada em dezembro de 2015. As práticas integrativas abrem possibilidades para várias formas de tratamento de saúde, em geral com uma visão ampliada, com uma abordagem holística e com tecnologias leves, como exemplo a homeopatia, acupuntura, medicina tradicional chinesa, fitoterapia, como práticas mentais a meditação, práticas corporais e outras mais.

Esta já é uma demanda de algumas comunidades em Porto Alegre, conforme manifestação ocorridas ao longo da 1ª Conferência Popular da Cidade. A implantação de um horto medicinal e uma horta comunitária pode ser uma forma de mobilizar a comunidade e vitalizar o envolvimento coletivo com uma atividade concreta.

Esta, portanto, foi a fundamentação inicial. Posteriormente, outras razões foram agregadas à discussão, tais como a possibilidade de implantação de hortas em ocupações, reassentamentos, terrenos vazios e outros pequenos espaços ociosos na cidade.IMG-20160820-WA0000

 

Anúncios

Uma resposta em “1ª Reunião do Grupo de Trabalho Hortas Urbanas

  1. Pingback: Grupo de trabalho busca espaços para hortas comunitárias em Porto Alegre – O elo entre produtores rurais, consumidores e pesquisadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s