Conheça o caso da Fazenda do Arado Velho em Porto Alegre e assine o abaixo-assinado que propõe a criação de uma Unidade de Conservação de Uso Público.
ABAIXO-ASSINADO
Propomos a CRIAÇÃO de uma UNIDADE de CONSERVAÇÃO de USO PÚBLICO na Fazenda Arado Velho em Belém Novo, Porto Alegre. Ou seja, preservar suas qualidades, aliando EDUCAÇÃO, PESQUISA, TURISMO ECOLÓGICO E LAZER, permitindo o acesso da população nesse local único e insubstituível.
A Fazenda do Arado possui 426 hectares e está localizada às margens do Guaíba. Também está próxima à duas áreas de conservação na cidade de Porto Alegre (Reserva Biológica do Lami e Morro São Pedro) cumprindo importante papel de corredor ecológico, primordial para a manutenção de espécies da flora e fauna. Muitas já em extinção!
Nela encontramos os biomas Mata Atlântica e Pampa. E animais raros e em extinção como o Bugio Ruivo, Graxaim-do-Mato, Ouriço-Caixeiro, Gato Maracajá, Guaxinin (Mão-Pelada), Capivara, Preá e muitos outros. Mais de uma centena de espécies de aves, muitas delas migratórias e que fazem daquela área local de seus ninhos. Centenas de espécies de répteis, anfíbios e insetos que formam um mosaico de vida em equilíbrio.
A Fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico (com sítio Guarani pré-Colonial de alta relevância cadastrado no IPHAN – RS02265), histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico da cidade de Porto Alegre. É o que diz extenso trabalho da Secretaria de Cultura da capital. Existe inclusive pedido de tombamento da área.
Porém este paraísoestá ameaçado! Existe um megaempreendimento imobiliário que pretende instalar 3 condomínios com 2300 casas em áreas de várzea e banhados protegidos por lei.
Hoje existem dois inquéritos civis no Ministério Público do Rio Grande do Sul e um no Ministério Público Federal questionando diversas falhas do referido empreendimento.
Mas é preciso que a população se manifeste e diga que quer ver a Fazenda do Arado preservada para o uso de todos os cidadãos.
Assim, nossa proposta é a CRIAÇÃO DE UNIDADE DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO utilizando para isso verbas públicas como as provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Ajude assinando e compartilhando essa ideia!
Assine AQUI.
Acompanhe o Movimento Preserva Belém Novo no facebook para saber como anda a campanha #PreservaArado: https://www.facebook.com/preservabelemnovo/