Movimentos convocam ato para debater privatização da orla

Fonte: Jornal Já – 4/11/2015

Uma dezena de movimentos sociais, ambientalistas e comunitários de Porto Alegre se reúne, nesta sexta-feira (06) para o lançamento oficial do coletivo “A Cidade que Queremos”, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

No ato, marcado para às 10h na sala Maurício Cardoso, o grupo vai denunciar o que considera a privatização da orla do Guaíba através de projetos que entregam para a exploração imobiliária, áreas às margens do rio que deveriam privilegiar o uso para o lazer.

“Se trata, na verdade, de edificar a orla, transformando-a em um lucrativo negócio”, explica um manifesto distribuído na abertura da Feira do Livro.

Entre os projetos que serão abordados, está a revitalização do Cais Mauá, o antigo Pontal do Estaleiro (rebatizado recentemente de Parque do Pontal), as construções na área do Sport Club Internacional e até o projeto do arquiteto curitibano Jaime Lerner para a região do entorno do Gasômetro.

“É evidente que as contestações técnicas e políticas sobre essas intervenções não são ouvidas pelo poder público”, condena o texto.

Na oportunidade, os movimentos pretendem debater com os presentes a recente cheia do Guaíba e os possíveis impactos de inundações nesses projetos. Também serão abordados os apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre irregularidades na licitação da obra do Cais Mauá.

O evento é aberto e faz parte da estratégia do grupo de rearticular o extinto Fórum de Entidades, que participou ativamente do processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre e teve papel preponderante no episódio do Pontal do Estaleiro, pressionando as autoridades para que se realizasse uma consulta popular sobre o projeto.

O JÁ possui um projeto de financiamento coletivo para lançar uma edição especial sobre as obras previstas para a orla do Guaíba, com especial ênfase no Cais Mauá. Para doar, basta acessar este link ou escrever para naira.hofmeister@gmail.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s