1ª Conferência Popular da Cidade de Porto Alegre

Folder_ConferenciaPopular

A 1ª Conferência Popular da Cidade de Porto Alegre é uma proposta do Coletivo A Cidade que Queremos. A ideia da conferência surgiu a partir de discussões que o grupo vem realizando nestes últimos anos. Inicialmente foram debatidas questões relacionadas às áreas centrais da cidade – Cais Mauá, Orla do Guaíba, Pontal do Estaleiro, Centro Histórico, 4º Distrito -, mas aos poucos a pauta foi se ampliando. Também começaram a ser discutidas desde as distorções do processo de participação, a gestão democrática, a falta de controle social, problemas de mobilidade e transporte, questões ambientais, sustentabilidade, usos dos espaços públicos e a função social da cidade e da propriedade. Por causa disto, a complexidade das questões tratadas apontaram para a necessidade de um olhar para toda a cidade e o envolvimento de outras entidades, movimentos, cidadãs e cidadãos de Porto Alegre.

Assim, foi proposta a realização da 1ª Conferência Popular da Cidade de Porto Alegre. No dia 18 de junho de 2016 ocorreu a Pré-Conferência da Cidade, com a participação de mais de 70 representantes de diversas organizações sociais, entidades, movimentos populares e sociais, cidadãos e cidadãs de Porto Alegre.

O encontro confirmou mais uma vez que SOMENTE COM PARTICIPAÇÃO POPULAR É POSSÍVEL CONSTRUIR A CIDADE QUE QUEREMOS. Neste sentido, a partir da pré-conferência, várias Rodas de Conversa foram se organizando em diversos bairros de Porto Alegre como forma de preparação para a Conferência Popular. Os Bairro Bom Jesus, Centro Histórico, Zona Sul, Navegantes, Humaitá, Floresta, Região Nordeste, já discutiram sobre A Cidade que Queremos. Desta forma, outras temáticas, regiões da cidade e participantes estão construindo a 1ª Conferência Popular da Cidade de Porto Alegre.

Vamos Lutar, Resistir e Avançar juntos!

A 1ª Conferência Popular da Cidade de Porto Alegre acontecerá no dia 06 de agosto, no período da manhã e tarde, com início às 9h, no Auditório do CPERS localizado na Av. Alberto Bins, 480, Porto Alegre.

PROGRAMAÇÃO

DIA 06/08

MANHÃ: 9h – Abertura 

Mesa Redonda:

Luciano Joel Fedozzi: Mestre e doutor em sociologia pela UFRGS. Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, coordenador do Grupo de Pesquisa Democracia Participativa, Esfera Pública e Cidades (CNPq) Membro pesquisador do INCT/CNPq Observatório das Metrópoles. Tem experiência de pesquisa em sociológica política e urbana, com ênfase nos temas da cidadania, orçamento participativo e instituições participativas, sociedade civil e associativismo, esfera pública e questões urbanas. Leciona participação social e políticas públicas, sociologia urbana e sociologia no Brasil.
Betânia Alfonsín: Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional. Professora da Faculdade de Direito e do Mestrado em Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direito Urbanístico e Direito à cidade. Professora da PUC-RS vinculada ao Departamento de Direito Público. Atua como Coordenadora e professora de Educação à Distância no Curso Fundamentos Jurídicos das Políticas de Solo, vinculado ao Programa para America Latina y el Caribe do Lincoln Institute of Land Policy (EUA). Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo e Direito Urbanístico, atuando principalmente nos temas: Política Urbana, Planejamento Urbano, Política Habitacional, Regularização Fundiária, Direito à Cidade e Direito humano à moradia adequada.

10h30 – Debates 

TARDE: Continuação dos debates e encaminhamentos.

_____________________________________________________________________________

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1151401781572484/ 

Veja o Site da 1ª Conferência Popular da Cidade e faça sua inscrição:  http://www.conferenciapopularpoa.com.br/#block-2019

_____________________________________________________________________________

Coletivo A Cidade que Queremos

Captura de Tela 2016-05-26 às 20.45.14

 

Deixe um comentário